Perante centenas de milhares de fiéis que chegaram até a Praça Belgrano para participar no domingo da Missa em honra a Nossa Senhora de Luján, o Arcebispo de Buenos Aires e Primado da Argentina, Cardeal Jorge Mario Bergoglio pediu à Mãe de Deus que "fortaleça o coração" dos seus filhos "com a esperança".  

Em sua homilia o Cardeal assinalou que "nossa Mãe nos vê a todos, a todos sem exceção, mas se vem ocupando há muito tempo dos filhos mais pobres, os filhos que nas somas e nas subtrações dos cálculos vão ficando à borda do caminho, os filhos da exclusão, que os usaram ou provaram mal a vida, esses filhos que têm nome, são os filhos da Virgem".

O Cardeal rezou à Virgem de Luján dizendo: "olha, Mãe, a tantos excluídos, são seus filhos, veja-os e fortaleça o seu coração com a esperança". Perante as centenas de milhares de fiéis que participaram da 35ª peregrinação a pé à Luján, o Arcebispo pediu à Padroeira da Argentina que "fortaleça o seu coração com a esperança" a quem padece situações de pobreza e exclusão, e exortou aos jovens a "não deixar que a sua esperança seja roubada".

Depois de convocar a que "juntos, ajudemos a construir uma pátria de irmãos", falou de um povo "cansado, mas não só do cansaço dos pés" e de um povo "sofrido", mas destacou o compromisso solidário dos argentinos que "vêm carregando com a vida de outros irmãos que sofrem".

O Cardeal Bergoglio pediu também à Virgem que "apague do coração tudo o que possa confundir", e repetiu com a multidão três vezes o lema da peregrinação: "Mãe, que seu olhar renove nossa esperança".

Compromisso pela vida

Integrantes do Foro pela Vida e a Família (FVF), junto com a Associação Civil Cultivida de Luján, e outros grupos pró-vida que participaram de peregrinação, se fizeram notar entre a multidão que esteve na Missa do Cardeal Bergoglio na Praça Belgrano. "O aborto é genocídio", advertiam através de cartazes que foram levantados durante a celebração eucarística.