O Bispo Auxiliar do México, Dom Antonio Lerma Nolasco, explicou que as uniões homossexuais não podem considerar-se nem matrimônio nem família. "Podem chamar-se do modo que se queira, mas nunca chamá-las matrimônio", assinalou.

Na homilia da Missa que presidiu na Catedral, o Prelado exortou os fiéis a defenderem o matrimônio como parte do plano divino, que parte da união entre um homem e uma mulher, por isso sentenciou que uniões distintas a este "ato de amor mútuo" não podem considerar-se matrimônio.

Depois de assinalar que homem e mulher foram criados para formar um casal capaz de transmitir amor, o Prelado assegurou que uma união distinta, como é o caso da união entre casais do mesmo sexo não pode ser chamada família pois "longe de ajudar à unidade" estas uniões "atentam contra os bons costumes familiares".

O Bispo disse logo que à união de duas pessoas do mesmo sexo “Podem chamar-se do modo que se queira, mas nunca chamá-las matrimônio”, já que Deus sempre disse: homem e mulher.

"Ao criar, Deus os fez homem e mulher, por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua esposa e serão os duas uma só coisa, de modo que já não são dois, mas uma só coisa", continuou.

Por isso, afirmou o Prelado, antes do matrimônio os casais devem conhecer-se e obter uma relação estreita e íntima antes de decidir casar-se "para evitar separações" e defendeu o valor familiar que o matrimônio representa dentro da sociedade humana já que "este foi o plano Divino" que Deus traçou no homem.