Na Cristiada 2009 que reuniu mais de 300 jovens dos últimos anos de educação secundária em Piura, no Peru, Dom José Antonio Eguren Anselmi, Arcebispo da cidade, chamou os participantes a serem "uma força de mudança" em Cristo que dirija sua energia à construção de "uma sociedade mais humana e reconciliada".

A Cristiada 2009, que levou como lema "E você, quem diz que Eu sou?", esteve organizada pelo Consórcio Arquidiocesano de Colégios Paroquiais de Piura e o Movimento de Vida Cristã, como espaço de encontro com Cristo e compromisso efetivo por viver a vida cristã.

Em sua intervenção, o Arcebispo de Piura insistiu aos jovens a serem "protagonistas na Igreja e da Igreja para a vida do mundo"; e os animou a serem "uma força de mudança, de revolução autêntica em Cristo".

Do mesmo modo, Dom Eguren exortou aos pais a serem "autênticos cenáculos de amor e santuários onde a vida se transmita sem medo e onde ela seja acolhida e defendida desde a concepção, que começa com a fecundação, até seu fim natural".

A Cristiada 2009 se realizou através de conferências, diálogos em grupos, painéis, vídeos e momentos de oração no qual os participantes puderam viver um encontro pessoal com Cristo.