O Prefeito da Congregação para os Bispos, Cardeal Giovanni Battista Re, assinalou que "só a fé e a razão juntas salvarão o homem", em sua intervenção na abertura da Assembléia Plenária do Conselho de Conferências Episcopais da Europa (CCEE), referindo-se a algumas passagens da encíclica Caritas in veritate.

Em seu discurso, o Cardeal disse que "a razão sempre precisa ser purificada pela fé e ao mesmo tempo a religião sempre precisa ser purificada pela razão para mostrar seu autêntico rosto humano".

O Cardeal também assinalou a importância de promover uma adequada relação entre Igreja e Estado, "uma sã laicidade que permita a coexistência e a colaboração entre fé e razão, de modo que se ajudem mutuamente".

A crise atual que vive o Velho Continente, prossegue o Cardeal, "constitui para nós um desafio que põe em jogo nossa responsabilidade e nos leva a não retroceder no esforço por salvar os valores, de maneira particular aqueles que são não-negociáveis como a vida, a família, a centralidade da pessoa humana, a liberdade de educação e a liberdade religiosa".

Por isso, indicou, "a União Européia não deve ser basicamente um mercado de intercâmbio econômico ou um espaço de livre circulação, mas sim deve converter-se em uma autêntica comunidade de nações que desejam unir seus destinos e viver na justiça e na solidariedade, promovendo o que Paulo VI chamava a civilização do amor".