O Bispo de Posadas, Dom Juan Rubén Martínez, insistiu sobre a grave necessidade de que "em nosso tempo hajam cristãos comprometidos, gente de reta consciência, sobre tudo leigos que compreendam que a santidade em sua própria vocação está ligada não só aos aspectos de sua piedade pessoal que de fato são imprescindíveis, mas também na transformação das realidades temporais, apostando por opções que impliquem a evangelização da cultura".

O Prelado reiterou que em nossos dias necessitamos a multiplicação de pessoas que "com o testemunho público de suas vidas sejam signos de esperança para nossa gente", e assinalou que esse estilo de liderança se necessita para "revisar e ter uma medida de onde avaliar a nossa direção política e social em nossa pátria e província, sobre tudo em um contexto onde às vezes podemos ter a tentação da desesperança quando aparece mais como horizonte o pragmatismo, os posicionamentos setoriais que a necessidade da magnanimidade e referência ao bem comum".

"Em uma mudança de época, caracterizado pela carência de novos estilos de liderança, tanto sociais e políticos, como religiosos e culturais, é bom ter presente esta concepção do poder como serviço", disse o Bispo de Posadas.

"Como Igreja, este déficit nos questiona. Em um continente de batizados, advertimos a notável ausência, no âmbito político, comunicacional e universitário, de vozes e iniciativas de líderes católicos, com forte personalidade e abnegada vocação, que sejam coerentes com suas convicções éticas e religiosas", lamentou.

Dom Martínez alentou aos líderes das organizações da sociedade a participarem da "reorientação e conseguinte reabilitação ética da política", e pediu, citando o último documento do Episcopado argentino para o bicentenário, que "se esforcem por serem novos dirigentes, mais aptos, mais sensíveis ao bem comum, e capacitados para a renovação de nossas instituições".

Por último, o Bispo sustentou que "a melhor contribuição à esperança no contexto atual, e em caminho a celebrar bem o bicentenário em nossa Pátria é aumentando a magnanimidade em nossa sociedade e saindo de nossas mesquinharias que sempre nos danificam".