Em sua homilia na Missa dominical celebrada na Catedral desta capital, o Arcebispo de Lima e Primado do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, pediu ao Senhor dos Milagres que proteja "a vida dos mais fracos e inocentes, daqueles que estão no ventre de sua mãe, protege desde o primeiro instante da concepção essa incipiente forma de vida".

Em presença do Presidente Alan García e de outras autoridades, o Cardeal assinalou que "é uma situação muito particular que atravessa o mundo inteiro. Senhor dos Milagres custodie o ventre dessas mães, custodie o âmbito legal, confunda aos que espreitam a vida humana para impedir que possam fazer o mal".

O Cardeal Cipriani também pediu à venerada imagem, em seu "Mês Lilás", pela unidade da família, "essencial para procurar a paz, a justiça e para afirmar a identidade da nação no concerto Latino-americano. Imploramos sua bênção para a nação peruana. Ajudai-nos a entender que todos somos peruanos, não há cidadãos de segunda categoria".

O Cardeal Primaz do Peru também elevou suas orações à Virgem Maria, Mãe do Senhor dos Milagres, para que cuide e proteja "ao matrimônio que une para toda a vida a um homem com uma mulher; e também para que fortaleça a unidade familiar nestes tempos nos que a educação dos filhos é tarefa primordial".

Diálogos de Fé

Por outro lado, o Cardeal recordou em seu programa radial sabatino "Diálogos de Fé" que a multitudinária procissão acompanhando ao Senhor dos Milagres é uma "experiência de conversão pessoal" em que os fiéis têm a oportunidade de amar.  

O Arcebispo comentou que muita gente procura o Senhor dos Milagres para dar graças e pedir que se convertam. "É uma multidão que põe nas ruas não só seus corpos a mas também as suas almas, convertendo-se em uma sinfonia de alegria, de dor, de arrependimento, de solidariedade, paciência e de perdão", acrescentou.

Deste modo alentou os fiéis a irem à procissão porque a grande oferta de Jesus é o amor. "Na procissão do Senhor dos Milagres se ama", expressou. "Que bonito é ver que o Senhor nos escuta e cheio de amor nos devolve porque saiu a amar, a querer e a converter", adicionou.

O Arcebispo de Lima afirmou que a procissão do Cristo de Pachacamilla é um presente que o Peru tem para o mundo, porque outubro, mês lilás, é um mês de sacrifício, de alegria, de dor e perdão.