Após a oração mariana do Ângelus, o papa recordou as populações do sudeste asiático que sofrem por causa das recentes e violentas calamidades naturais. O Santo Padre recordou as vítimas do tsunami nas ilhas Samoa e Tonga e as vítimas do tufão Ketsana nas Filipinas, que atingiu sucessivamente o Vietnã, Laos e Camboja, e as vítimas do terremoto devastador na Indonésia.

O Santo Padre recordou também as pessoas atingidas pelas inundações na Sicília, sul da Itália, sobretudo na cidade de Messina e convidou os fiéis e peregrinos a rezarem pelas vítimas e seus familiares. O papa fez um apelo para que não falte aos irmãos deslocados e a todas as pessoas que sofrem a solidariedade e o apoio da comunidade internacional.

Assim, Bento XVI convidou a “todos a unir-se a mim na oração pelas vítimas e seus seres queridos. Sinto-me espiritualmente próximo a todas estas pessoas provadas e imploro a Deus o alívio em sua pena. Faço um chamado para que não falte a estes irmãos e irmãs nossa solidariedade e o apoio da comunidade internacional”.