O Bispo Auxiliar de Tegucigalpa, Dom Juan José Pineda, assegurou que o diálogo é a ferramenta que permitirá ao país superar a crise política aguçada pelo retorno do Presidente deposto Manuel Zelaya, atualmente hospedado na embaixada do Brasil.

Dom Pineda assumiu o trabalho de mediação entre o mandatário deposto e o Governo de Roberto Micheletti.

Depois de considerar que ainda não existem condições para um diálogo entre ambas as partes, o Bispo explicou que o diálogo "não é algo que se leva a cabo por arte de magia, quando pessoas em conflito ou dificuldade, em tensão ou em desacordo pretendem encontrar-se, acredito que há um processo de preparação".

Este processo "significa calibrar, até onde estou disposto a chegar, qual é o ponto de encontro que eu posso provocar com o outro, inclusive, qual é o horizonte que eu pretendo e quais são os valores e princípios que quero defender".

"Tenho entendido que as duas partes com as que me encontrei, já calibraram em boa parte o conhecer-se do mesmo modo, quais são seus sentimentos, quais são os temas em que podem ceder e em quais não podem ceder", adicionou.

Do mesmo modo, precisou que "não é tarefa da Igreja tomar decisões políticas, tampouco é tarefa assumir a responsabilidade deste conflito, mas sim é tarefa acompanhar este processo, como garantia de diálogo".