Em sua mensagem aos participantes da Assembléia Plenária do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) que se reúne na capital francesa, o Papa Bento XVI assinalou que "é necessário que exista uma distinção justa entre Igreja e Estado, sem separar a Igreja da vida social e cultural".

No texto, assinado pelo Secretário de estado, Cardeal Tarcisio Bertone, o Santo Padre recorda que "a Igreja é fiel à sua missão de verdade a favor de uma sociedade à medida do homem, de sua dignidade e de sua vocação. Esta fidelidade para o homem, criado a imagem de Deus, exige a fidelidade à verdade".

Esta fidelidade à verdade, prossegue o Papa, "é garantia de um possível desenvolvimento humano integral, em meio aos múltiplos desequilíbrios que nosso mundo sofre hoje".

A Igreja, afirma Bento XVI, "anuncia esta verdade através de seu ensino e sua doutrina social. Assim, concorre à edificação daquela cidade de Deus universal para a qual balança a família humana".

Depois da leitura do texto papal, o Cardeal Peter Erdö, Presidente da CCEE expressou a plena comunhão dos bispos da Europa com o Santo Padre e assinalou que a Igreja seguirá anunciando "valorosamente a verdade do Evangelho também em ambientes menos abertos a este anúncio".

Ao referir-se logo aos constantes ataques contra a Igreja, o Cardeal disse que "a CCEE seguirá trabalhando na defesa e promoção da liberdade e da verdade, condições para um diálogo sincero, também com os meios de comunicação social".