O Dia Nacional da Coleta de Alimentos acontecerá pelo quarto ano consecutivo em supermercados de todo Brasil. Serão mais de 130 lojas que disponibilizarão seu espaço para os 4 mil voluntários fazerem a captação de alimentos no dia 07 de novembro, das 8h as 19h30. “Nos últimos três anos a iniciativa arrecadou mais de 116 toneladas e para 2009 o nosso objetivo é que sejam arrecadadas, pelo menos, 85 toneladas de alimentos”, diz Francesco Tremolada, coordenador nacional do Dia Nacional da Coleta de Alimentos.

A Coleta de Alimentos pretende arrecadar 85 toneladas de mantimentos em todo Brasil. A iniciativa que acontecerá em supermercados de 23 cidades brasileiras beneficiará mais de 1.200 instituições em todas as regiões do país e contará com o trabalho de cerca de 4.000 voluntários

Os voluntários entregam uma lista indicativa dos alimentos mais necessários para o cardápio das instituições que serão beneficiadas, o cliente recebe também uma sacola plástica onde depositará sua doação e irá entregá-la a outro voluntário na saída do supermercado. “A lista é uma sugestão elaborada pela nossa equipe de nutricionistas (...), porém, qualquer tipo de doação de alimentos [fora da lista] será aceita e devidamente encaminhada, explica Tremolada. E ele ressalta. “”.

Ao final do dia, os alimentos são pesados, encaixotados e encaminhados para os Bancos Alimentares (entidades locais que já atuam na coleta e distribuição de produtos) de cada cidade.
O Dia Nacional da Coleta de Alimentos busca sensibilizar e motivar pessoas de todas as idades a dedicarem seu tempo para fazer um gesto voluntário. Além disso, a ação tem como objetivo proporcionar a todos que se envolverem na iniciativa a possibilidade de realizar uma experiência pessoal de "fazer o bem", de "gratuidade", de "caridade", em um trabalho comunitário. O simples gesto da doação dos alimentos é outra forma de contribuir para a campanha.  

Mais Informações: www.cdo.org.br/coletadealimentos