O site da CNBB informa que entre os dias 3 a 7 de setembro de 2010, em Itaici, São Paulo se realizará III Congresso Vocacional do Brasil. O evento terá por tema: “Discípulos-missionários a serviço das vocações”, e por lema: “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações”.

Os dois primeiros congressos foram realizados em 1999 e 2005. Espera-se que o próximo encontro ajude a despertar nos participantes e em todos os membros das comunidades eclesiais a grande missão cultivar e acompanhar a vocação dos batizados, para que sejam todos discípulos e missionários do Senhor Jesus de acordo com o chamado de cada qual.

“Este novo evento propõe-se a celebrar a caminhada do serviço de animação vocacional, a aprofundar a teologia das vocações na perspectiva do discipulado e da missionariedade, a consolidar a identidade do animador (a) e do serviço de animação vocacional, e a oferecer pistas de ação para o trabalho vocacional”. O evento também terá por meta a reflexão sobre o Sínodo sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja, e o Documento de Aparecida, com todas as suas indicações. “As temáticas desses eventos são pertinentes e decisivas para a questão vocacional”, informa a web da CNBB.  

Dom Leonardo Ulrich Steiner, Bispo da Prelazia de São Felix do Araguaia (MT), membro da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB e Vice-presidente da Regional Oeste II da CNBB, foi designado para acompanhar o III Congresso Vocacional, cujos trabalhos já começaram.

D. Steiner afirmou em recente entrevista, onde também fala do seu próprio trajeto vocacional, que o congresso será “O Congresso abrirá novas perspectivas e dará novo impulso à Pastoral Vocacional. A Palavra de Deus provocará em nós o desejo de sermos a presença do Reino e anunciadores da gratuidade da encarnação e da Cruz. Ela fará a Igreja mais fecunda. A redescoberta ou o desejo de sermos pelo batismo discípulos e missionários, discípulas e missionárias, dará bom ânimo e boa direção ao serviço de animação e acompanhamento vocacional”, concluiu o prelado brasileiro.

Na entrevista o bispo também fala sobre as vocações no Brasil:
“Podemos ressaltar a participação maior dos fiéis na Pastoral Vocacional abrangendo todas as vocações na Igreja. O serviço de animação hoje é expressão da Comunidade. Tem crescido as vocações denominadas de adultos, isto é, jovens que estando em período universitário ou já atuando profissionalmente buscam o discernimento vocacional. Chama a atenção o crescimento de vocações na Novas Comunidades”.

Para mais informação sobre o evento visite:  http://www.cnbb.org.br/ns/modules/mastop_publish/?tac=1048