Em sua intervenção ao inaugurar a Assembléia Plenária do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), o Presidente deste organismo, Cardeal Peter Erdö, alentou a pastoral vocacional no Velho Continente, pois, este, disse, necessita mais sacerdotes que dêem às pessoas o alimento que "Deus mesmo quer dar a todos".

Referindo-se ao Ano Sacerdotal decretado pelo Papa Bento XVI em ocasião do 150º aniversário da morte de São João Maria Vianney, o Cardeal agradeceu "a todos os sacerdotes que na Europa continuamente anunciam a Palavra de Deus, acompanham às comunidades e oferecem o perdão e o sustento ao Corpo de Cristo através dos sacramentos".

Do mesmo modo, o também Arcebispo de Esztergom-Budapest (Hungria) assinalou que "sem seu trabalho muitas vezes desenvolvido em meio de grandes dificuldades, tentações e incompreensões, ao Povo de Deus lhe faltaria aquele alimento que Deus mesmo quer dar a todos".

Também por isso, explicou, "sinto que este ano pode representar uma ocasião privilegiada para reforçar nosso esforço na pastoral vocacional" porque "Europa necessita mais sacerdotes".

O Cardeal disse ademais que a Igreja na Europa "necessita muito dos leigos, das famílias e das pessoas que, em seus lugares de trabalho e em suas casas, na política, na cultura nas instituições sociais, nas escolas e nas universidades, possam ser verdadeiramente o rosto de Cristo".

A experiência demonstra, conclui, "que quanto mais se esforçam os leigos, mais percebem a falta de sacerdotes. Desejamos por isso que este ano seja para toda a Igreja, como foi o Ano Paulino, um tempo de graça".