O Papa Bento XVI assistirá, no próximo 8 de outubro às 6:30 p.m. (hora local) no Auditório da Via della Conciliazione em Roma ao concerto "Jovens contra a guerra" com o qual se comemora o 70º aniversário do início da Segunda guerra mundial em 1939.

Este concerto, que estará a cargo de uma orquestra composta por jovens músicos de dez nações, foi organizado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e a Comissão para as Relações Religiosas com o Judaísmo, a embaixada alemã ante a Santa Sé e o KulturForum Europeu de Mainau.

O Comitê Judeu Internacional para as Consultas Inter-religiosas aceitou patrocinar o evento, que foi financiado por dez entidades alemãs e italianas.

O programa prevê peças musicais de Gustav Mahler e de Felix Mendelssohn, compositores judeus que se batizaram e chegaram a ser o primeiro católico e o segundo protestante.

"Ambos –indica um comunicado sobre este evento– experimentaram um forte anti-semitismo durante sua vida e sob o regime nazista sua música estava proibida".