A organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que se celebrará em Madrid em agosto de 2011 espera mais de dois milhões de assistentes, "dez vezes mais que em umas Olimpíadas".

Assim o anunciou esta quarta-feira o diretor Comunicação da JMJ Madrid 2011, Yago de la Cierva, quem explicou em um encontro com os meios que, por exemplo, Sydney contou com a presença de 300 mil pessoas.

De la Cierva detalhou que a boa-vinda ao Papa Bento XVI terá lugar na madrilenha Praça de Cibeles, onde oficiará a Missa de inauguração e que o prefeito de Madrid, Alberto Ruiz Gallardón, ofereceu-lhes a sede do consistório na mesma praça como "uso logístico", convertendo-se assim "na grande Sacristia de Madrid", já que servirá de apoio a uns mil bispos.

Além disso, na sexta-feira pela tarde terá lugar o Via Crucis pelo “Passeo de la Castellana” para o qual se está organizando uma procissão com 14 passos representantes da Semana Santa espanhola, com peças de grande valor artístico, significativas ou de arraigo na sociedade.Para isso, a organização se pôs em contato com as dioceses proprietárias das imagens. Por sua parte, o Parque do Retiro será o cenário da "Festa do perdão" na qual os fiéis poderão confessar-se ao ar livre com mais de três mil sacerdotes.

No sábado terá lugar a Vigília e a Missa no aeródromo de Quatro Ventos, "um evento cultural e musical que vai se transformando conforme passam as horas em vigília de oração". Depois da jornada de "sono" ao ar livre na esplanada madrilenha, os jovens participarão da Missa de missão que presidirá o Papa na manhã do domingo.

A organização está estruturada em um Comitê de sete equipes de trabalho (Secretaria, Web, Redes sociais, Marketing e patrocínio, Imprensa –se esperam 4.000 jornalistas– Intranet e Equipe de voluntários –participarão 10 mil voluntários, 9 mil deles espanhóis–, com o Arcebispo de Madrid e Presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Cardeal Antonio Maria Rouco Varela, e o Cardeal Stanislaw Rylko, presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, à cabeça no "organograma".

Os organizadores conversam atualmente com "quatro âmbitos de autoridades" para fechar todo o necessário para a celebração da JMJ: Casa Real, Governo Central, Comunidade de Madrid e Prefeitura da capital.

Assim, por exemplo, explicou Yago de la Cierva, as conversações com o Governo as despacha diretamente o Cardeal Rouco com a primeira vice-presidenta do Executivo, María Teresa Fernández de la Vega, a quem une uma "conexão galega", já que a vice-presidenta tem família nesta comunidade autônoma. Em qualquer caso, está à espera da nomeação oficial de um delegado para que lidere estas conversações.

A Comissão Mista Diocese de Madrid-Governo Central estuda atualmente dois temas fundamentais: que a jornada obtenha a categoria de 'evento de interesse especial' com tudo o que isso suporta de "consolidação jurídica e econômica" e o tema dos vistos, quer dizer, o "problema de que se utilize a JMJ para ficar na Espanha". Neste sentido, de la Cierva explicou que a idéia é um compromisso de um ano de preparação para os que se apontem ao programa da jornada, embora "alguém sempre termina ficando e o Governo sabe".

Por sua parte, com a presidenta da Comunidade de Madrid, Esperanza Aguirre, organiza-se atualmente todo o tema de colégios e auditórios a disposição da jornada, e com Gallardón se estudam os pormenores relacionados com a celebração da JMJ na cidade e se tenta fechar um programa de atividades culturais no marco de "Os verões da Vila" que inclua para 2011 atividades para jovens.

"Avançou-se muito em logística", quer dizer, o referente a orçamentos, itinerários, cenários, etc. e já existe o organograma do Comitê organizador, que anunciou o cardeal Rouco no fim de outubro na nova sede do mesmo na Praça de San Juan de la Cruz em Madrid.