O Vatican Information Service deu a conhecer hoje o discurso que Dom Dominique Mamberti, Secretário para as Relações com os Estados da Santa Sé, pronunciou dia 24 de setembro ante a ONU em Nova Iorque. O Arcebispo exortou os estados a ratificarem os tratados que proíbam as armas nucleares e alentou ao desarmamento nuclear.

Em sua intervenção, Dom Mamberti assinalou que "a Santa Sé solicita aos Estados envolvidos a adotarem decisões e compromissos claros e firmes, e a tender a um desarmamento nuclear progressivo e concertado''.

Aos Estados que possuem armas nucleares, a Santa Sé alenta "a ratificar todos os protocolos dos tratados sobre as zonas de não proliferação e apóia com entusiasmo os esforços por criar uma zona similar no Oriente Médio".

Esse mesmo dia o Arcebispo, intervindo ante a 6º Conferência para facilitar a entrada em vigor do Tratado de proibição global dos experimentos nucleares (CTBT), convidou a todos os Estados que ainda não formam parte do mesmo a aderir-se quanto antes, e a aqueles "cuja ratificação é necessária para sua entrada em vigor" a fazê-lo também.

O Arcebispo destacou que "o momento atual representa para estes últimos uma ocasião especial para mostrar à inteira família humana uma liderança valente e um elevado sentido de responsabilidade política".

"Na Conferência de exame do Tratado de não proliferação de armas nucleares e do processo de universalização do CTBT surgirão indicações importantes para criar um clima de confiança que valorize o diálogo multilateral, através de uma cooperação coerente e responsável entre todos os membros da comunidade internacional", concluiu.