Dom Luis Rafael Zarama, nascido na Colômbia, converteu-se no primeiro hispano a ser ordenado Bispo Auxiliar de Atlanta, o qual trouxe alegria à comunidade hispana local.

O Arcebispo de Atlanta, Dom Wilton D. Gregory, agradeceu ao Papa Bento XVI "por esta nomeação que responde favoravelmente às necessidades pastorais de nossa crescente igreja local" e que "traz alegria em especial à maravilhosa e diversas comunidade hispana que é parte fundamental de nossa congregação".

A cerimônia também foi concelebrada pelo Arcebispo Emérito de Atlanta, Dom John F. Donoghue; e pelo Arcebispo de Oklahoma City, Dom Eusebius J. Beltrán.

Em suas primeiras palavras como Bispo Auxiliar, Dom Zarama agradeceu aos fiéis e a "minha família de fé da Arquidiocese de Atlanta, que têm feito e formado com suas orações, sua companhia e seu amor a este sacerdote e hoje bispo.

Posteriormente, declarou à agência EFE que uma de suas prioridades será fortalecer os vínculos entre as diversas comunidades de Atlanta. "Desde que fui ordenado sacerdote e pároco, meu serviço foi trabalhar para que todas as comunidades nas que servia se aproximassem, se conhecessem e se aceitassem", expressou.

Nascido em Pasto (Colômbia), em 1958, Dom Zarama foi ordenado sacerdote em Atlanta em 1993. Previamente estudou filosofia e teologia na Universidade Mariana, e direito canônico na Universidade Javeriana, ambas na Colômbia.

Dom Zarama também serve como Vigário General da Arquidiocese de Atlanta, vigário paroquial, pároco e membro do comitê de vocações, assim como nos tribunais eclesiásticos.

A Arquidiocese de Atlanta tem uma população de seis milhões 700 mil pessoas, das quais onze por cento são católicas.