Logo depois da brutal tormenta que açoitou o norte das Filipinas e deixou ao menos 246 mortos, um Arcebispo local elogiou o heroísmo de um jovem que morreu salvando a mais de doze pessoas e alentou a solidariedade com as vítimas das piores inundações ocorridas em 50 anos.

O Arcebispo de Jaro, Dom Angel N. Lagdameo, que é também Presidente da Conferência Episcopal de Filipinas, elogiou o "heroísmo dos filipinos" em sua resposta ao desastre.

Ao menos 1.9 milhões de pessoas sofreram a inundação de seus lares como conseqüência do tufão Ketsana que açoitou o país durante o fim de semana. 380 mil pessoas buscaram refúgio em escolas, Igrejas e centros de evacuação enquanto a polícia vigia as ruas para prevenir roubos.

Dom Lagdameo elogiou o heroísmo de um jovem de 18 anos chamado Muelmar Magallanes, quem morreu após salvar a sua família e vários vizinhos, incluindo um bebê de apenas seis meses de vida.

Durante a inundação de sua aldeia, Magallanes ajudou o seu irmão maior a salvar as suas três sobrinhas, logo retornou por seus pais e vizinhos presos nos tetos dos lares.

O jovem já estava esgotado quando escutou os gritos de uma mulher arrastada pela água com seu bebê em braços. Depois de salvá-las, desapareceu na água e horas depois acharam seu cadáver.

Dom Lagdameo agradeceu profundamente ao Conselho Supremo dos Cavaleiros de Colombo e ao Catholic Relief Services dos Estados Unidos por ter estado entre os primeiros a responder à emergência. Caritas Manila também começou a recolher ajuda para as vítimas.

"Nos últimos dias vimos imagens de Filipinos respondendo ao chamado a viver a compaixão, de gente que sofre com seu próximo", indicou o Arcebispo e elevou orações pelas vítimas destes desastres naturais.