Os organizadores do Congresso Mundial Pró-vida que se realizará na Zaragoza de 6 a 8 de novembro decidiram outorgar o Prêmio Humanidade na categoria personalidades, ao congressista americano e defensor da vida, Christopher Smith; assim como à Vida Humana Internacional (VHI) na categoria de instituições.

Smith é um congressista pró-vida que representa ao estado de Nova Jersey e que sempre se caracterizou por promover leis que alentam a defesa da vida, a família e o direito natural. Seu trabalho na política já leva 28 anos.

Pertence ao Comitê de Assuntos Exteriores da Câmara. Uma de suas vitórias foi a apresentação da lei sobre investigação de células estaminais do cordão umbilical, aprovada pelo Presidente Bush no ano 2005 que proporcionou 79 milhões de dólares para este campo científico.

Além de algumas leis contra o tráfico de pessoas e a promoção da saúde nos Estados Unidos, Smith também promoveu diversos projetos de lei em prol dos veteranos militares.

Ele está casado com Marie Smith e têm quatro filhos adultos.

Em uma nota da VHI se precisa que "nosso Presidente o Padre Thomas Euteneuer e todos os que trabalhamos na HLI/VHI, estamos muito contentes e nos sentimos muito honrados e agradecidos por esta decisão".