Depois da visita do Papa Bento XVI à República Tcheca, o Arcebispo de Praga, Cardeal Miloslav Vlk, assinalou que este importante evento colocou à Igreja no país ao centro da vida social e revitalizou profundamente aos católicos em um país que está acostumado a ser visto de fora como "ateu e secularizado".

Em diálogo com a Rádio Vaticano, o Cardeal tcheco comentou que esta viagem constitui um grande ânimo para os muitos fiéis presentes em Praga, Brno e em Starà Boleslav.

"O mesmo Papa o mencionou e se viu que a presença das pessoas não era apenas gente curiosa por ver uma 'celebridade', mas sim e sobre tudo uma presença na fé. E isto o Santo Padre o experimentou, principalmente em Starà Boleslav, onde estavam os jovens. Sua alegria influiu muito ao Santo Padre que comentou ao final do almoço com os bispos que esta era uma visita extraordinária", disse o Cardeal.

Depois de comentar que resulta muito especial que o Papa tenha estado na República Tcheca no dia da festa nacional de São Venceslau, a quem pôs como exemplo de busca da santidade antes que o bem terreno, o Cardeal Vlk explica que antes da chegada de Bento XVI "a Igreja era vista como um pequeno grupo à margem da sociedade e da vida civil".

Com a visita papal, prossegue, "a sociedade pode ver que fazemos parte da Igreja universal, mundial e que agora estamos aderidos a esta grande autoridade moral e espiritual do mundo que é o Santo Padre".

"Parece-me que nesta visita teve um profundo efeito na situação e na posição da Igreja em nossa sociedade", concluiu o Arcebispo de Praga.