Fontes da diocese do Phoenix informaram a uma agência de notícias que as Blitz que as autoridades realizam para deter imigrantes não-documentados em Arizona (EUA), estão afetando drasticamente a assistência à Missa.

"Estas operações estão tendo um impacto negativo em muitas famílias, vemos que estão deixando seus trabalhos, suas casas, o estado e por conseguinte sua igreja", afirmou José Robles, diretor de assuntos hispanos de Phoenix, à agência EFE.

"Não temos uma quantidade exata de quantas famílias foram embora, mas é um fator que está sendo notável", adicionou Robles e explicou que a diocese está integrada por 93 paróquias, das quais 54 têm uma grande porcentagem de paroquianos hispanos.

O escritório do oficial do condado de Maricopa (MCSO), a cargo de Joe Arpaio, está desenvolvendo constantemente operações nas ruas de cidades como Phoenix que culminam com a detenção de dúzias de imigrantes não-documentados.

"Várias famílias nos chamaram depois de que o oficial Arpaio fez uma operação nas ruas e nos dizem que têm medo de sair às ruas inclusive para ir à Missa", disse Carvalhos.

"Ele têm medo de que algo ocorra quando vão caminho à igreja, alguns deles estão preferindo ficar em suas casas e ver a missa embora em inglês", adicionou.

A diocese de Phoenix, conta com 640 mil paroquianos, dos quais ao menos 50 por cento é de origem hispana, incluídos os não-documentados.