O arcebispo anglicano de York, David Hope, declarou neste domingo ao jornal The Telegraph, que como resultado da ordenação de um bispo ativamente homossexual, a igreja anglicana está “à beira da implosão”

Hope, considerado o segundo homem mais importante dos anglicanos, assinalou que “a mensagem fundamental cristão” de sua igreja “corre perigo de perder-se” por culpa das diferenças surtas em torno da ordenação de mulheres e, especialmente a ordenação de homossexuais ativos.

Segundo Hope, as lutas internas da comunhão anglicana como resultado destes temas morais estão “fazendo que se dela separem jovens e adultos”.

Segundo o arcebispo anglicano, a comunhão anglicana deveria primeiro em concentrar-se em temas “urgentes” como “a doutrina cristã de criação, redenção e a santificação”.

“Se a gente for a um hospital onde há pessoas que estão morrendo –destacou como exemplo-, não perguntam a um se estiver a favor da ordenação de mulheres ou se for homossexual ou esse tipo de costure. O importante é o trabalho que realizam essas pessoas”.

O arcebispo reconhece na entrevista que uma relação homossexual ativa é inaceitável do ponto de vista da tradição cristã, e assinalou que a vida cristã está cheia de exigência: “eu e muitos outros clérigos temos que lutar diariamente para viver segundo os Evangelhos”, explicou.

David Hope se aposentará em 15 de janeiro de seu cargo como arcebispo de York.