Em uma recente declaração sobre o direito à objeção de consciência, os prelados da Conferência Nacional de Bispos Católicos do Brasil (CNBB) alentam o incansável trabalho dos que defendem a vida e reiteraram que toda pessoa tem o direito à objeção de consciência diante de práticas que vão contra ela como é o caso do aborto.

Na declaração os Bispos saúdam o trabalho dos que promovem a vida humana "em todas as fases de seu desenvolvimento, sobretudo, daqueles seres sem nenhuma possibilidade de defesa".

"Em nossa sociedade, marcada por tantas e tão contrastantes concepções acerca do ser humano e de sua dignidade, todos os que se propõem a assumir o compromisso de promover a justiça e defender a vida, certamente, enfrentarão muitas resistências e objeções".

"Movidos pelos ideais cristãos e empenhados na nobre e grave causa da defesa da vida, não nos é permitido ceder a qualquer tipo de pressão ou arrefecer nosso ânimo frente às dificuldades que continuamente enfrentamos", assinalam os bispos.

Por isso, explicam os prelados da CNBB, "é direito de toda pessoa manifestar sua objeção de consciência frente a tudo o que contraria as exigências da ordem moral, os princípios e valores éticos e a fé professada, de modo que ninguém, por tal motivo, possa ser punido ou forçado a agir de modo contrário àquilo que a consciência o move a fazer".

Em certas ocasiões, concluem os bispos, "é necessário dizer: “É preciso obedecer antes a Deus que aos homens”".