Na homilia da Missa que presidiu esta manhã na esplanada junto ao aeroporto da cidade do Brno, o Papa Bento XVI recordou ante 150 mil pessoas que ante um mundo que dá as costas a Deus, “Cristo é nossa firme esperança”.

Diante dos fiéis vindos não só de outras partes de República Tcheca mas também da Eslováquia, Polônia, Áustria e Alemanha, o Santo Padre afirmou que "a história demonstrou o absurdo ao que chega o ser humano quando exclui a Deus do horizonte de suas decisões e de suas ações, e o duro que resulta construir uma sociedade inspirada nos valores do bem, da justiça e da fraternidade, porque o ser humano é livre e sua liberdade segue sendo frágil".

Depois de manifestar que a fé e a esperança na época atual "foram relegadas a à esfera privada e ultraterrena, enquanto na vida concreta e pública se afirmou a confiança no progresso científico e econômico", o Papa assegurou que "sabemos que este progresso é ambíguo: abre possibilidades de bem junto a perspectivas negativas", mas "não bastam para garantir o bem-estar moral da sociedade".

"O ser humano tem necessidade de ser tirado das opressões materiais, porém deve ser salvo, mais profundamente, dos males que afligem o espírito. E quem pode salvá-lo a não ser Deus, que é Amor e revelou seu rosto de Pai onipotente e misericordioso em Jesus Cristo? Cristo é nossa firme esperança".

O Santo Padre assinalou que "aqui como em todas as partes, nos séculos passados muitas pessoas sofreram por manter-se fiéis ao Evangelho e não perderam a esperança; muitos se sacrificaram por devolver a dignidade ao ser humano e liberdade aos povos, encontrando na adesão generosa a Cristo a força para construir uma nova humanidade".

"Também na sociedade atual, onde tantas formas de pobreza nascem do isolamento, de não ser amados, do rechaço de Deus e de uma teimosia profunda e trágica do homem, que se crê auto-suficiente, ou simplesmente um fato insignificante e passageiro; neste mundo nosso que está alienado ‘quando se entrega a projetos exclusivamente humanos’, só Cristo pode ser nossa esperança segura. Este é o anúncio que nós os cristãos estão chamados a difundir cada dia, com nosso testemunho", concluiu.