Ao celebrar hoje a Eucaristia pela festa de São Venceslau na Igreja dedicada a ele, festividade de toda a República Tcheca, o Papa Bento XVI recordou que, como este mártir do século X, é necessário antepor o desejo de santidade à busca do bem terreno.

Na esplanada de Melnik e depois da adoração do Santíssimo e da veneração das relíquias do Santo, o Santo Padre celebrou a Missa. Em sua homilia assegurou que Venceslau era "modelo de santidade para todos, especialmente para os que dirigem o futuro das comunidades e dos povos. Mas nos perguntamos: em nossos dias, a santidade é ainda atual? Ou talvez não seja um tema pouco atraente e importante? Não se busca hoje mais o sucesso e a glória humana? Quanto dura, porem, e quanto vale o sucesso terreno?".

"No século passado – e esta terra o testemunhou – caíram muitos poderosos, que pareciam terem alçado as alturas mais inacessíveis. De repente se viram privados de seu poder. Aqueles que negaram e continuam a negar Deus e, conseqüentemente não respeitam o homem, parecem ter vida fácil e conseguir um sucesso material. Mas basta ir pouco além da superfície para constatar que, nestas pessoas, existem tristeza e insatisfações.", continuou.

Bento XVI explicou que "Apenas quem conserva no coração o santo “temor de Deus” confia no homem e dedica sua existência a constituir um mundo mais justo e fraterno. Precisa-se hoje de pessoas que sejam “crentes” e “críveis”, prontas para difundir em cada âmbito da sociedade os princípios e ideais cristãos nos quais se inspira sua ação. Esta é a santidade, vocação universal de todos os batizados, que impele cumprir o próprio dever com fidelidade e coragem, não olhando o próprio interesse egoísta, mas o bem comum, e procurando em cada momento a vontade divina".

Citando o Evangelho de hoje, no que Cristo pronuncia as palavras: "Que vantagem - afirma Jesus - terá um homem se ganhar o mundo inteiro, mas perder a própria vida?", o Santo Padre sublinhou que o valor autêntico da existência humana "não é medido apenas com os bens terrenos e interesses passageiros, porque não serão as realidades materiais a saciar a sede profunda de sentido e de felicidade que existe no coração de cada pessoa. Por isso Jesus não duvida em propor aos seus discípulos a vida “estreita” da santidade".  

Um caminho que é possível seguir, como fizeram os Santos, cujo “exemplo encoraja quem se diz cristão a ser crível, isso é, coerente com os princípios da fé que professa. Não é suficiente parecermos bons e honestos; é necessário sê-lo de fato".

Finalmente, o Papa afirmou que "Esta é a lição de vida de São Venceslau, que teve a coragem de antepor o Reino dos Céus ao fascínio do poder terreno".