O Arcebispado de Madrid emitiu hoje uma nota em que explica que os sacerdotes secularizados ou casados não podem exercer seu ministério, ante algumas declarações recentemente realizadas em diversos meios de comunicação que assinalavam que alguns presbíteros casados estariam celebrando Missa na capital espanhola.

Na nota se indica que "a Igreja proíbe expressamente exercer o ministério sacerdotal e, portanto, celebrar a Santa Missa assim como outros sacramentos aos sacerdotes secularizados ou que contraíram matrimônio, abandonando assim seus compromissos sacerdotais".

Seguidamente assinala que na arquidiocese de Madrid, "quando se verifica esta situação, as autoridades eclesiásticas comunicam imediatamente tal proibição ao interessado".

O texto assegura além que "no Arcebispado de Madrid não temos notícia de que nenhum sacerdote que se encontre nessa situação celebre os sacramentos em alguma igreja ou lugar de culto da arquidiocese de Madrid".

Finalmente o Arcebispado de Madrid expressa "em união com o Santo Padre, o desejo de que este Ano Sacerdotal suscite em cada presbítero um generoso e renovado impulso dos ideais de total doação a Cristo e à Igreja, condição essencial para exercer responsavelmente o ministério sacerdotal".