Na segunda-feira, a imprensa italiana recordou que no final de semana  passado, em 4 de dezembro, o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Joaquim Navarro-Valls, completou 20 anos de serviço como porta-voz do Vaticano.

Durante uma entrevista com Rádio Vaticano, Navarro-Valls assinalou que sua incomum função –a de muitas vezes representar a voz oficial do Vaticano- viu-se “profundamente marcada pelo extraordinário interesse do mundo” pela pessoa do Papa João Paulo II.

“A atenção prestada a este pontificado nunca decaiu durante estes 26 anos”, disse Navarro-Valls, ao recordar os momentos mais intensos de seu serviço ao Pontificado como Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.

O Porta-voz vaticano destacou a “enorme eloqüência pastoral” do Pontífice, que segundo ele, atraiu o interesse de personalidades “dos mais diversos entornos culturais: acadêmicos, populares e políticos”

Conforme explicou Navarro-Valls na entrevista, “minha função foi simplesmente responder ao enorme interesse dos meios ao redor do mundo” pela personalidade do Pontífice.

Navarro-Valls, médico de profissão que se desempenhava como jornalista no Vaticano, e que gozava de grande prestigio entre seus colegas, preparava-se a retornar a Espanha a dedicar-se ao ensino de medicina quando recebeu o chamado que mudaria sua vida: o Papa João Paulo II, que o tinha conhecido anos atrás quando era Cardeal durante um Sínodo, queria-o para encarregar-se da Sala de Imprensa.

Desde que assumiu o cargo, Navarro-Valls modernizou significativamente o funcionamento da Sala de Imprensa e trouxe para sua atividade um nível de profissionalismo que foi reconhecido pelos mais céticos jornalistas do meio.