Em um artigo publicado no jornal “El Colombiano”, a filósofa Ana María Restrepo manifestou seu rechaço à chamada "Clínica da Mulher" um projeto que além do aborto procura promover a ideologia de gênero, cujas colocações "estão imbuídas de uma verdadeira fobia à maternidade e ao matrimônio".

No artigo, Restrepo recorda que "milhares de cidadãos nos opomos a que utilizem milhões de pesos de nossos impostos para difundir uma ideologia que tem uma clara repercussão negativa sobre a família e sobre a sociedade".

Deste modo assinala que "nos opomo a que nossas meninas, mulheres, jovens, sejam imersas em uma cultura que as desmaterniza. Todas as colocações da ideologia de gênero estão imbuídas de uma verdadeira fobia à maternidade e ao matrimônio. A ideologia de gênero promove aversão, rechaço e aborto para todo o feminino: matrimônio, família, gravidez, lar, filhos".

"Mais que uma teoria feminista parece ser uma teoria femifóbica", adiciona.

"Homens, mulheres e mães antioquenhas consideramos que a maternidade e a família são uma fonte de realização e felicidade! Até na pobreza", continua Restrepo.

Para ilustrar este ponto recorda que na época em que a Corte Constitucional despenalizou o aborto em três casos, a Câmara de vereadores de Medelín levou a abortista Mónica Roa para que "lhes contasse o conto do aborto". "Sentado ao meu lado, curiosamente, estava um menino que não tinha mais de 9 anos. Uma das expositoras pró-aborto começou a dizer que o aborto era importante, pois muitas mulheres pobres que ficam grávidas não podiam cuidar de seus filhos e isso incrementava a pobreza. O menino, muito atento ao que a ideóloga de gênero dizia, disse a outro menino que está a seu lado: 'Minha mamãe é pobre e minha mamãe cuida de mim'", relatou.

"Opomo-nos à Clínica da Mulher de ideologia de gênero porque consideramos que não se acaba a pobreza abortando os filhos dos pobres", adicionou e solicitou aos governantes que "a Clínica da Mulher apóie à mulher grávida e com problemas; às ideólogas de gênero isto não lhes interessa ".