O Núncio Apostólico nos Estados Unidos, Dom Pietro Sambi, assinalou que os líderes latinos católicos têm que contribuir à Igreja no país e viver a excelência como pessoas, membros de uma família e protagonistas na esfera pública, em um evento da Associação de Líderes Latinos Católicos (CALL por sua sigla em inglês), realizada na Nunciatura Apostólica em Washington ontem à noite.

Ao iniciar as celebrações pelo Mês da Herança Hispânica, o Arcebispo respirou aos membros do CALL. a que "sejam testemunho e se desembrulhem na vida pública apoiados em uma firme e forte identidade como católicos".

Por sua parte o Diretor da CALL, Mario Paredes, comentou que os líderes latinos nos Estados Unidos "querem contribuir a uma sociedade de perspectiva católica, contribuindo a um debate mais caridoso e frutífero sobre alguns temas que podem gerar divisão como a saúde, a imigração e a segurança nacional".

Por outro lado, o Arcebispo de San Antonio, Dom Jose H. Gomez, fundador e moderador episcopal de associação, sublinhou a necessidade da contribuição hispana nos Estados Unidos. "As metas da CALL incluem a promoção das vocações hispanas, a melhoria da formação católica entre hispanos e a defesa da cultura da vida, que cresce naturalmente em nossas próprias raízes culturais", disse.

No evento, ao qual assistiram mais de 300 líderes católicos de todo o país, o Presidente Geral da CALL, Robert B. Aguirre, sublinhou que os objetivos desta instituição estão inspirados "no ensino do Santo Padre e nossos bispos, de maneira particular o texto da USCCB 'Living the Gospel of Life' (Viver o Evangelho da Vida)".

Aguirre anunciou que a CALL terá um foro especial no Vaticano em 2010.

A seu turno, o Arcebispo de Denver e co-fundador da CALL, Dom Charles Chaput, ressaltou em uma declaração escrita que "o impacto latino na vida dos Estados Unidos segue crescendo e aprofundando-se, em meu próprio estado do Colorado e em todo o país. É uma profunda bênção para o espírito cultural, econômico e religioso da nossa nação".

"Estou especialmente agradecido pelo trabalho de organizações como a CALL, que permitem que destacados líderes possam não só servir à Igreja, mas também construir a cooperação e a amizade em uma comunidade mais ampla", escreveu.