A Sala de Imprensa da Santa Sé deu a conhecer hoje que o Papa Bento XVI realizará uma viagem apostólica a Portugal em 2010, depois do convite da Conferência Episcopal, na qual visitará a Virgem de Fátima no dia de sua Festa, o 13 de maio.

O Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e Arcebispo de Braga, Dom Jorge Ferreira da Costa Urtiga, comentou a respeito que "Manifestamos a nossa alegria por esta visita do Santo Padre a Portugal. O amor dos católicos portugueses ao Sucessor de Pedro é um elemento chave da nossa tradição católica e da nossa fidelidade à Igreja".

O Arcebispo assinala ademais que esta visita será uma ocasião para aprofundar e expressar "o desejo de comunhão com o Pastor universal" por isso alentou a "todas as comunidades católicas a prepararem esta visita, vivendo profundamente a comunhão eclesial".

O Prelado português ressalta que "Nossa Senhora, quem o povo Português ama com uma ternura especial, é a Mãe bondosa que nos convida a mergulhar em Jesus Cristo e no mistério da Igreja".