Diante de uma multidão de fiéis que se congregaram no Santuário de Nossa Senhora das Mercês de Paita com ocasião de sua festa, o Arcebispo de Piura, Dom José Antonio Eguren, pediu à Mãe de Deus que cuide do Peru, alente a defesa da vida e a família e que abençoe os presbíteros no Ano Sacerdotal assim como pela Grande Missão Continental.

Em sua homilia, o Arcebispo pediu a "Nossa Senhora das Mercês hoje em seu dia para que no Peru se desterre toda forma de violência e os peruanos vivam em reconciliação e fraternidade. Que com o esforço de todos forjemos um Peru com uma ordem social cada vez mais justa onde se corrijam os desequilíbrios e desproporções sociais".

Ao referir-se à família, o Prelado assinalou que "hoje queremos reafirmar uma vez mais que se os peruanos querem dar um rosto verdadeiramente humano ao nosso futuro, não podemos ignorar o dom precioso da família".

"Não à convivência, Sim à família fundada no matrimônio!", clamou.

A família, recordou, "está fundada sobre o matrimônio entre um homem e uma mulher, em uma união de vida que se ordena por sua mesma natureza ao bem dos esposos e à geração e educação dos filhos".

"Às famílias digo: Família seja o que deve ser! Seja essa comunidade onde se aprenda a amar; onde os maridos se amem com amor fiel e cuidem de seus filhos e os filhos amem e respeitem os seus pais".

Quanto à defesa da vida, Dom Eguren ressaltou que "toda vida humana é sagrada e os homens devem sempre respeitá-la, defendê-la e protegê-la, desde o primeiro instante de sua concepção até o último momento de sua morte natural. Meu chamado urgente a todos vocês é a defender a vida humana desde seu início com a concepção, na fecundação, até seu fim natural".

O Arcebispo de Piura também pediu rezar pelos sacerdotes e as vocações ao sacerdócio, "para que sejamos homens de Deus que levemos outros ao encontro de vida com o Jesus. Queridos sacerdotes: que nos console e que nos alegre saber que Maria, Mãe de Jesus, Sumo e Eterno sacerdote, nos ama e nos cuida".

Finalmente e sobre a missão, o Prelado peruano insistiu a que "Nossa Senhora das Mercês, a grande missionária do Norte do Peru e continuadora da missão de seu Filho e formadora de missionários, pedimos-lhe como 'estrela da evangelização' que siga guiando nossos passos no anúncio do Evangelho".

"Que inspire desde seu Santuário todos nossos propósitos e planos evangelizadores. Que sustente todos nossos esforços, anime nosso entusiasmo e nos dê o valor de anunciar a Cristo, único salvador do homem, com coragem e decisão", concluiu.