O Presidente do diretório da Associação de Líderes Latinos Católicos (C.A.L.L., por suas siglas em inglês), Mario Paredes, assinalou que os hispanos nos Estados Unidos foram "protagonistas no suceder histórico e social desta nação" por isso os alentou a liderar o desenvolvimento da sociedade americana.

Assim se expressou Paredes com ocasião da celebração do Mês da Herança Hispana que se festeja no país entre setembro e outubro, e que coincide com os festejos pela independência do México.

Depois de assinalar que a presença dos hispanos em terras americanas desde 1550 contribuiu ao desenvolvimento dos Estados Unidos e que atualmente representam perto de 47 milhões de residentes, Paredes afirmou que "não basta com a quantidade, é necessário e urgente a qualidade".

"Temos que qualificar nossa presença hispana nesta nação. Além da quantidade numérica se requer a qualidade da comunidade hispana para a devida inserção (não assimilação) social, religiosa, política, econômica, cultural e acadêmica na vida deste país", adicionou.

Do mesmo modo, o presidente da CALL animou a "questionar situações tais como: a falta de um debate adequado e justo sobre o tema migratório; o sentido que tem nossa presença na situação de guerra que vive o país; a relação que têm nosso enorme poder de compra com nossos níveis de presença competente e competitiva, além do reconhecimento no mundo econômico e comercial dos Estados Unidos".

Finalmente, Paredes exortou aos hispanos a "liderarem e protagonizarem o surgimento de uma nova sociedade norte-americana"; e alentou a que este Mês da “Hispanidad” redunde "no compromisso sério por construir uma verdadeira, grande e nobre ‘hispanidad’ na vida e desenvolvimento desta nação".

"Assim, não estaremos mais à deriva e à mercê de quem não nos aceita, nos exploram ou, no pior dos casos, querem-nos isentos de identidade hispana e totalmente assimilados à cultura nesta nação, sem nenhum respeito por nossa herança", concluiu.