O dia 8 de dezembro de 2005 é a data anunciada para inaugurar o maior santuário de São Paulo, o Santuário Theotokos Mãe de Deus que está sendo construído por iniciativa do Padre Marcelo Rossi, uma das figuras católicas mais populares do Brasil.

O Padre Marcelo apresentou nesta semana a maquete do imponente templo que terá capacidade para   100 mil pessoas.

A igreja conta com um terreno de 30 mil metros quadrados, para acolher a 25 mil pessoas sentadas, mais 75 mil que poderão assistir às missas da asa externa. O santuário contará além com 500 sanitários e mil vagas de estacionamento.

O encarregado do projeto é o arquiteto Ruy Ohtake e sustenta que tudo "foi pensado para privilegiar a meditação e a reflexão dentro da igreja".

O objetivo é inaugurar o centro em um ano e por isso a arrecadação de doações é crucial nesta época.

O Secretário de Cultura do Estado de São Paulo, Gabriel Chalita, é o encarregado de coordenar a comissão de doações entre empresas nacionais.

Para o Bispo de Santo Amaro, Dom. Fernando Figueiredo, o Santuário Theotokos Mãe de Deus terá uma função especial como centro de difusão do Evangelho. “Com a construção do Santuário respondemos ao chamado que o Santo Padre faz pela evangelização, para trazer muitos ao Senhor e evangelizar muitas famílias”, indicou.