Um tribunal da Polônia multou em sete mil euros o semanário católico "Gosc Niedzielny" (Visitante Dominical) da Arquidiocese do Katowice porque questionou uma falha da Corte a Europa de Direitos humanos (CEDH) que ordenou ao estado pagar uma forte soma de dinheiro a uma mulher míope a quem foi negado um aborto ilegal.

A protagonista do caso é Alicja Tysiac, uma mãe de família que no ano 2000 solicitou um aborto ante a possibilidade de que sua terceira gravidez aumentaria a miopia que padece.

A legislação polonesa só permite o aborto por estupro, má formação congênita ou risco de vida para a mãe. O caso de Tysiac, foi revisado em seu momento por vários médicos poloneses e não se ajustava a nenhum dos três casos. Embora a mulher insistiu em abortar o seu bebê, os médicos lhe explicaram que não havia risco de vida.

A mulher deu à luz por cesárea e um tempo depois sofreu o desprendimento parcial da retina, o que aumentou a sua miopia.

Seu caso é usado como bandeira por distintos grupos anti-vida para impulsionar a ampliação do aborto na Polônia e foi levado ante a CEDH de Estrasburgo. No ano 2007 se ordenou uma indenização de 25 mil euros a seu favor, e a mesma foi apelada sem êxito pelo estado polonês.

Agora, Tysiac receberá sete mil euros adicionais devido a que um tribunal de Katowice considerou que o semanário Gosc Niedzielny "ofendeu" a mulher com um artigo de seu editor, Padre Marek Gancarczyk, à raiz da falha.

O sacerdote escreveu que "vivemos em um mundo onde uma mãe recebe um prêmio pelo muito que quis matar a seu filho, embora não lhe foi permitido fazê-lo".

O presbítero comparou o aborto com as práticas nazistas e lamentou que as pessoas "encontrem-se acostumadas aos assassinatos realizados fora das grades do campo (de concentração)".

O semanário protestou pela falha judicial porque viola a liberdade de expressão e anunciou que apelará a sentença.