A Igreja Católica na Colômbia exortou à guerrilha das FARC a iniciar o processo de liberação de quantos seqüestrados tenha em seu poder e lhes recordou que todo o país "está pedindo de coração este passo".

O Secretário Geral da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), Dom Juan Vicente Córdoba, assinalou que o Presidente deste organismo, Dom Rubén Salazar, enviou uma carta ao líder das FARC, Alfonso Cano, em que lhe solicitava os detalhes para a esperada liberação dos seqüestrados.

Em recentes declarações, Dom Córdoba explicou que esta carta ainda não foi respondida e que esperam uma pronta resposta.

Dirigindo-se às FARC, o também Bispo Auxiliar de Bucaramanga disse: "irmãos das FARC, esperamos em vocês, confiamos em vocês. Estendemos nossa mão com luva de seda. Não nos deixem com a mão estendida. A Colômbia lhes está pedindo de todo coração este passo".

Seguidamente assinalou que "vocês lutam por valores muito profundos como é a eqüidade, a justiça, a igualdade. Estamos de acordo no fundo, não na forma. Vocês com a luta de classes, nós com a democracia. Nesse fundo nos unimos, não sejam inferiores".

Depois de expressar às FARC que "acreditam em sua capacidade de administrar uma pátria em paz. Se é isso que procuram, colaborem", Dom Córdoba concluiu recordando aos guerrilheiros que "nós os aceitamos, inclusive chego dizer que nós os amamos, mas mostrem gestos para poder-se deixar amar por nós".