O Arcebispo de Antequera-Oaxaca, Dom José Luis Chávez Botello, e seu Bispo Auxiliar, Dom Oscar Campos, fizeram um chamado a defender e promover a família como um meio eficaz para combater a crise de valores que afeta a sociedade mexicana.

Em uma carta, os prelados recordam que "hoje o país e nossa sociedade de Oaxaca vive situações graves" como "o aumento da dependência de drogas de tantos jovens, adolescentes e até crianças, a corrupção, o crime organizado e a deterioração generalizada dos valores fundamentais".

"Estas situações e atos próximos a todos urgem compartilhar nossa visão e reflexão a respeito com tal de colocar a vida no centro de tudo, para procurar e propor ações mais adequadas e contundentes", indicam.

Os bispos recordam que "um desses espaços irrenunciáveis, e possivelmente o mais importante como alicerce, é a família; outros espaços são as organizações de bairros e de colônias, a escola, as organizações e associações civis, as assembléias das comunidades indígenas não suficientemente valoradas nem potencializadas em Oaxaca".

"As situações estão dadas para resgatar e fortalecer a missão insubstituível da família neste sentido; a família será sempre a melhor defesa e salvaguarda da vida em todas suas etapas contra as variadas ameaças que constantemente a espreitam e atacam; mas é indispensável assegurar o compartilhar a visão e reflexão de todos seus membros guiados pela busca da verdade, da unidade e do bem comum. Todos seus membros e a família como tal sairão sempre beneficiados", adicionam os bispos.