A Secretaria de Educação de Guanajuato (SEG) anunciou que retirará das salas de aula um livro de Biologia que promove a abstinência sexual entre os adolescentes, adverte os riscos da pílula do dia seguinte e promove o matrimônio como o espaço idôneo para ter filhos.

Conforme informa a imprensa local, a pressão de alguns grupos feministas e anti-vida como o Centro de Direitos humanos Victoria Diez, faria retroceder às autoridades educativas locais em sua tentativa por fomentar uma reta educação sexual.

A SEG distribuiu ontem um comunicado no qual argumenta que o livro se repartiu por engano e ainda não conta com a autorização da Secretaria de Educação Pública (SEP).

"A Secretaria de Educação de Guanajuato informa que devido a uma falha administrativa se levou adiante a distribuição do Livro de Texto de Ciências Biologia I, proposto para o ciclo escolar 2010-2011", sustenta o comunicado.

Há alguns dias, Angeles López García, diretora do Centro de Direitos humanos Victoria Diez, atacou as autoridades educativas pela difusão do texto e as acusou de introduzir "uma visão familiarista, moralista e religiosa" do matrimônio e da educação sexual.

Entre outros ensinos, o livro destaca o valor de a virgindade como "um tesouro que desejam entregar à pessoa mais importante de sua vida"; recorda que "o único meio 100% garantido para evitar a AIDS e outras enfermidades de transmissão sexual é esperar até o matrimônio"; apresenta a masturbação como "um gozo egoísta que prescinde da outra pessoa".

O texto também admite que "a abstinência e a fidelidade são ações com efeitos colaterais enormemente positivos na redução de gravidezes não desejadas e o aborto".