Perto de cinco mil fiéis da diocese de Quiché (Guatemala), em companhia de seu Bispo, Dom Mario Alberto Molina Palma, peregrinaram até o Santuário de Esquipulas, para participar dos festejos pelos 250 anos da bênção do santuário, localizado na "capital centro-americana da fé".

Os peregrinos participaram de uma Eucaristia presidida por Dom Molina, quem ressaltou "a motivação espiritual da peregrinação e o compromisso sério na renovação de vida e transformação do país".

"Queremos trazer ante o Senhor a dor de tantas crianças que padecem fome e enfermidade; a incerteza com que enfrentamos os meses por vir, pois as colheitas deste ano foram escassas ou se arruinaram pela seca. Pedimos-lhe que nos dê forças, como nação, para alcançar o desenvolvimento de nossas comunidades", afirmou.

Ao finalizar a peregrinação, o Prelado dirigiu ao Santo Cristo de Esquipulas uma oração "em nome de toda a Diocese e Quiché na qual resume as ânsias e lutas, os esforços e compromissos da martirial terra de Quiché, que durante tantos anos sofreu a marginalização e o martírio, até ser considerada a Diocese com mais testemunhos de martírio no Século XX em toda a América Latina".