O Pe. José Cárdenas, Diretor Territorial dos Legionários de Cristo no Chile, lamentou as recentes revelações sobre o Padre Marcial Maciel assim como "a dor e desconcerto causados na Igreja e na sociedade".

Em um questionário respondido por escrito e dado a conhecer pelo diário chileno El Mercúrio, o sacerdote assinalou que "os fatos recentemente conhecidos da vida privada de nosso fundador nos resultaram incompreensíveis e nos causam pena profundamente. Não podemos menos que rechaçá-los decididamente como contrários à moral católica e aos deveres do estado sacerdotal e religioso".

O sacerdote explicou ademais que o desejo e propósito dos Legionários é o de sempre: servir à Igreja e à sociedade através da educação, a evangelização e de outras obras apostólicas; e que além de rechaçar o escândalo gerado, pedem perdão pela dor causada aos afetados e à Igreja Católica.

"Como o tem feito já nosso diretor geral, pedimos perdão a todas as pessoas que foram afetadas, e de igual maneira, lamentamos a dor e desconcerto causadas na Igreja e na sociedade", assegurou o sacerdote.

O Pe. Cárdenas, como também os diretores territoriais de Atlanta e Nova Iorque (Estados Unidos) e o da Espanha o fizeram, comentou que eles mesmos estão percorrendo um processo doloroso de assimilação, já que os Legionários de Cristo no Chile procuraram acompanhar a todos pessoalmente, em especial às pessoas comprometidas com a Igreja através do Movimento Regnum Christi, e aqueles que formam parte da grande família de colégios e obras de apostolado que dirigem.

O sacerdote manifestou ademais que os legionários receberam um grande apoio humano e espiritual dos bispos chilenos, do clero e de um grande número de pessoas, por isso olham para o futuro com esperança.

O Pe. Cárdenas diz logo que os legionários estão também fazendo um balanço para tirar todas as conclusões e lições que estas circunstâncias lhes ensinam para melhorar tudo o que devem melhorar em suas vidas e apostolado.

"O Padre Maciel foi um instrumento para dar início à Legião de Cristo e ao Movimento Regnum Christi na Igreja, e por isso estamos agradecidos a ele. Agora, também é evidente que nele não podemos ter um modelo de vida nestes fatos lamentáveis", indicou.

"Isto não nos exime de discernir e conservar tudo de bom que recebemos através dele como fundador. É um bom momento para confirmar (...) nossa convicção de que Jesus Cristo é o nosso centro, critério e modelo", acrescentou.

Sobre a Visita Apostólica ordenada para o Chile, Argentina, Colômbia, Brasil e Venezuela pelo Papa Bento XVI e encarregada a Dom Ricardo Ezzati, Arcebispo de Concepción (Chile), o Pe. Cárdenas assinalou que o receberão com humildade, gratidão e total abertura. "Agradecemos muito sua paternal presença entre nós como enviado do Santo Padre", acrescentou.