O Presidente do Pontifício Conselho para a Família, Cardeal Ennio Antonelli, alentou uma cada vez mais "estreita unidade entre os movimentos e as comunidades paroquiais" para que as famílias cristãs passem de ser "objeto" a "protagonistas da evangelização".

Na conclusão do seminário internacional de estudo desenvolvido recentemente em Roma, o Cardeal explicou que "o primeiro passo está na experiência do encontro pessoal com Cristo. Estamos chamados a acolher na fé o amor de Deus em Cristo e vivê-lo nas relações que temos e nas coisas que fazemos".

É necessário então, continuou, "ser portadores de seu amor aos outros, para suscitar sua imagem na Igreja e no mundo" o que significa "viver a Palavra, os sacramentos e a oração". Se a família, adicionou, vive na comunhão de Deus Um e Trino, então tem "algo mais" de energia, alegria, esperança e amor.

"É necessário levar o amor de Deus e de Cristo em todas as dimensões da vida. Como Jesus, revelando o amor do Pai revelou o homem a si mesmo, assim também a família cristã, revelando o amor de Deus, revela-se a si mesma".

Por isso, "todas as famílias cristãs estão chamadas a evangelizar" considerando como pastoral "o conjunto da atividade da Igreja, da comunidade como tal, para sustentar a evangelização".

No encontro também se tratou o tema dos preparativos para a conferência internacional de 2010 que terá como lema: "A família, sujeito de evangelização em casa, no próprio ambiente e na paróquia, lugar privilegiado da pastoral ordinária".