Ao receber este meio-dia (hora local) em Castel Gandolfo aos participantes do congresso promovido para os bispos recentemente ordenados, o Papa Bento XVI assinalou que "o segredo para a fecundidade do ministério presbiteral, afirmou, consiste em permanecer unido ao Senhor ".

Em suas palavras aos prelados, o Santo Padre recordou também a importância de "não esquecer que uma das tarefas essenciais do bispo é ajudar aos sacerdotes, com o exemplo e com o apoio fraterno, a seguir fielmente sua vocação, e a trabalhar com entusiasmo e amor na vinha do Senhor".

Bento XVI também afirmou que “a missão de um presbítero e, principalmente, a de um bispo, comporta hoje uma quantidade de trabalho que tende a absorvê-lo continua e totalmente. As dificuldades aumentam e as incumbências se multiplicam. (…) Todavia, a atenção aos problemas jamais deve nos distrair da união íntima e pessoal com Cristo".

"O tempo que o sacerdote e o bispo consagram a Deus na oração é sempre o melhor aproveitado, disse o papa, "porque a oração é a alma da atividade pastoral, a linfa que lhe infunde força, é o apoio nos momentos de incerteza e de desencorajamento e a fonte inesgotável de fervor missionário e de amor fraterno por todos", explicou.

O Papa ressaltou além que "no centro da vida sacerdotal está a Eucaristia” y concluiu seu discurso dizendo: "Que a Celebração Eucarística ilumine toda a jornada de vocês e de seus sacerdotes, imprimindo a sua graça e o influxo espiritual nos momentos tristes ou alegres, agitados ou tranqüilos, de ação ou de contemplação. (…) Com a Palavra e os Sacramentos, São João Maria Vianney edificou o seu povo".