Milhares de fiéis e peregrinos se encontraram este meio-dia na Praça de São Pedro para rezar o Ângelus dominical com o Papa Bento XVI, quem ao introduzir a oração Mariana fez um chamado a procurar a sabedoria do coração que nos purifica da escória da mentira e do egoísmo.

Meditando na Epístola de São Tiago, o Papa fez notar a “descrição da verdadeira sabedoria” ressaltando os sete atributos que a esta vêm dados: “pura; e além disso, pacífica, benévola e conciliadora; está cheia de misericórdia e disposta a fazer o bem; é imparcial e sincera… sete qualidades que ressaltam a perfeição da autêntica sabedoria e os efeitos positivos que esta produz”.

“Como primeira e principal qualidade, qual premissa das outras, Santiago cita a 'pureza', quer dizer a santidade, o reflexo transparente de Deus na alma humana”, continuou.

Bento XVI adicionou que esta “não precisa impor-se com a força, porque possui o vigor invencível da verdade e do amor, que se afirma em si. Por isso é pacífica, benévola e conciliadora; é imparcial, não recorre a mentiras; é indulgente e generosa, reconhece-se por seus frutos de bondade que suscita em abundância”.

Mais adiante, o Santo Padre exortou aos que estão chamados a “serem promotores de paz nas comunidades religiosas e civis, nas relações sociais e políticas e nas relações internacionais” a procurar e tirar da “fonte descontaminada do amor de Deus a sabedoria do coração que nos desintoxica da escória da mentira e do egoísmo”.

“Em nossos dias, talvez por certas dinâmicas próprias das sociedades de massa, constata-se uma falta de respeito pela verdade e pela palavra dada, junto a uma difundida tendência à agressividade, ao ódio e à vingança”, adicionou.

O Pontífice recordou que “para fazer obras de paz é necessário ser homens de paz, ficando à escola da sabedoria que vem do alto”, para assimilar as qualidades e produzir os efeitos.

“Peçamos a Deus com confiança a sabedoria do coração, por intercessão daquela que acolheu em seu ventre e gerou a Sabedoria feita carne, Jesus Cristo, nosso Senhor”, concluiu o Papa. A seguir rezou o Ângelus e seguidamente saudou os presentes em diversos idiomas.