A Dimensão Pastoral da Mobilidade Humana da Conferência do Episcopado Mexicano pediu uma modificação da Lei Geral de População e seu regulamento para frear as violações aos direitos dos migrantes.

O Bispo de Tijuana, Dom Rafael Romo Muñoz, responsável por este escritório, informo que se pediu ao Poder Legislativo reformar o artigo 67 de dita lei e o 201 de seu regulamento para que os migrantes possam acessar a justiça, e inclusive a reparação dos danos que sofram.

Dom Romo Muñoz reiterou a preocupação da Igreja pelo "restabelecimento de operações para deter migrantes. Em particular rechaçamos energicamente os que se estabeleceram nas vias do trem enquanto se encontra em movimento ou em lugares perigosos, já que aumentam a vulnerabilidade dos migrantes incrementando acidentes e mortes".

Do mesmo modo, solicitou que as "verificações migratórias se realizem com pleno respeito aos direitos humanos, o que necessariamente exclui o uso de armas ou dispositivos elétricos, tal como se documentou em Tabasco dia 20 de abril deste ano, quando pessoal do INM ingressou em uma capela da comunidade “El Santuario” em Macuspana para deter migrantes centro-americanos".