Ao receber esta manhã aos Patriarcas e Arcebispos Maiores Orientais (católicos), o Papa Bento XVI anunciou a realização, no Vaticano, do Sínodo dos Bispos para o Meio Oriente que se realizará de 10 a 24 de outubro de 2010 que terá como tema: “A Igreja Católica no Meio Oriente: Comunhão e testemunho”.

Em seu discurso, o Santo Padre agradeceu o encontro “que nos permite escutar a voz das Igrejas às quais servis com admirável abnegação e reforçar os vínculos de comunhão que as unem à Sé Apostólica” e expressou seu desejo de seguir “uma peregrinação ideal no coração do Oriente cristão”.

Depois de ressaltar a importância dos católicos orientais, Bento XVI alentou a que estas Igrejas floresçam para absolver “com renovado vigor apostólico a missão que têm encomendada… de promover a unidade de todos os cristãos, especialmente orientais”. “O horizonte ecumênico assim como o inter-religioso é bem conhecido delas. Nestes dois âmbitos toda a Igreja necessita da experiência da convivência que suas Igrejas amadureceram desde o final do primeiro milênio cristão”, acrescentou

O Papa assegurou logo “que estão constantemente em meu pensamento e oração. Não esqueço, de maneira particular, o chamado de paz que puseram em minhas mãos ao final da Assembléia do Sínodo dos Bispos” do ano passado.

Depois das palavras do Santo Padre, intervieram os Patriarcas e Arcebispos maiores, que agradeceram ao Pontífice esta iniciativa, por suas orações e preocupação e sublinharam dois aspectos de fidelidade que os distingue: o legado com o patrimônio do Oriente cristão, e o legado com o Sucessor do Pedro, com seu carisma de unidade na verdade e o amor.

Ao finalizar o encontro o Papa almoçou com os 11 Patriarcas e Arcebispos Maiores Orientais entre os que se encontravam: o Cardeal Pierre Sfeir, Patriarca de Antioquia dos Maronitas; o Cardeal Emmanuel III Delly, Patriarca de Babilônia dos Caldeus; o Cardeal Lubomyr Husar, Arcebispo Maior do Kyiv-Halic; o Cardeal Varkey Vithayathil, Arcebispo Maior de Ernakulam-Angamaly dos Siro-Malabares; e o Arcebispo Fouad Twal, Patriarca Latino de Jerusalém.