O líder do Movimento Cristão Liberação, Oswaldo Payá Sardiñas, fez um chamado aos protagonistas do anunciado e polêmico concerto "Paz sem Fronteiras", que este sábado congregará a uma dezena de artistas internacionais na Praça da Revolução, a entoar a canção "Todos Cubanos" e dedicá-la à liberdade dos presos políticos na ilha.

Payá recordou que nas prisões cubanos se encontram pessoas como Regis Iglesias Ramírez, quem no dia do concerto cumprirá 40 anos, "dos quais os últimos seis anos e seis meses exatos passou na prisão, por lutar pelos direitos dos cubanos, pela reconciliação e a paz".

Iglesias "tinha 33 anos, o dia que o detiveram ao sair de minha casa, para condená-lo a 18 anos de prisão, em julgamento, sumário, sem garantias e ditado de antemão. Regis era e é o porta-voz do Movimento Cristão Liberação e um dos líderes do Projeto Varela que pede, por vias legais, o reconhecimento dos direitos, também o da liberdade de expressão e por isso o de cantar, para todos o cubanos, de dentro e de fora de Cuba, em Cuba", assinalou Payá.

Segundo Payá, tanto Iglesias como Tony Dias "condenado a 20 anos da prisão também por ser gestor do Projeto Varela", manifestaram sua estranheza pela pesquisa que alguns fizeram entre os prisioneiros políticos sobre sua posição sobre o concerto.

"Ambos por diferentes vias rechaçaram a pesquisa e me pediram que dissesse que eles não têm porque definir-se ao redor desse assunto, embora respeitem e defendem como já dissemos o direito a cantar para Juanes e Bosé e também para todos os cubanos que vivem dentro e fora de Cuba, em Cuba, e no mundo".

"Eu penso que em todo caso, são Bosé e Juanes os que devem definir-se dizendo se é que apoiam ou não a liberação de todos os prisioneiros cubanos promotores da paz e os direitos", indicou Payá e lhes pediu "levantar a voz pela liberação de Regis e Tony, e de todos os prisioneiros de consciência cubanos, pois embora em condições muito mais adversas, fazem o mesmo que eles".

Neste sentido, convidou a Bosé e Juanes, a cantarem a canção "Todos Cubanos" que "é uma canção pela paz, a reconciliação e por isso pela liberdade dos cubanos".

"Todos Cubanos"

Em outubro, o Movimento Cristão Liberação re-lançou a canção "Todos Cubanos", que se converteu em um hino de esperança para a transformação política profunda e pacífica em Cuba.

A letra da canção foi composta por Oswaldo Payá, enquanto que a música é de seu irmão Carlos, representante do Movimento ante a União Européia.

Para escutar a canção, visite http://www.youtube.com/watch?v=Ce0czNF3Fis