Ao receber durante o fim de semana os participantes do congresso da Fundação vaticano “Centesimus Annus-Pró Pontífice”, O Papa João Paulo II  animou aos cristãos a difundir a Doutrina Social da Igreja sem  preconceitos.

Depois de recordar que o objetivo da fundação é conjugar o apoio concreto às atividades do Papa e da Santa Sé com a difusão da doutrina da Igreja sobre os grandes temas sociais, João Paulo II afirmou: “Há muito por fazer para que a contribuição tão rica da doutrina eclesiástica seja um critério coerente de julgamento e uma força convencida e inspiradora da ação social dos cristãos”.

“Por isso é muito importante –continuou-, dar a conhecer a doutrina social da Igreja de modo preciso, motivado e completo para evitar que se privilegie um aspecto ou outro, segundo a sensibilidade e as idéias preconcebidas, e se chegue a perder sua consideração unitária e a usar-se de modo instrumental”.

Além disso, explicou o Santo Padre, “é necessário educar para que se assuma esta doutrina como um ponto de referência que estimule as responsabilidades familiares, profissionais e civis, tomando-a como critério compartilhado de decisões e ações pessoais e comunitárias, em continuidade com os preciosos testemunhos  de cristãos humildes e grandes que viveram a paixão pela causa do ser humano à luz do Evangelho”.

O Papa destacou que as grandes questões que afligem a humanidade “em um contexto cada vez mais ‘global’ e ‘interdependente’, devem ser confrontadas com uma clara visão do ser humano e de sua vocação pessoal e social, sobre o fundamento comum da lei natural”.

“A doutrina social da Igreja –concluiu O Papa- ilumina com a luz da Revelação os valores fundamentais de uma convivência humana ordenada e solidária, livrando-os de preconceitos e  e ambigüidades. Os cristãos leigos, abertos à ação da graça de Deus, são o instrumento vivo para que os valores cheguem a impregnar eficazmente a história”.