Um líder evangélico informou à agência de notícias Associated Press (AP) que o governo autorizou a celebração de missas e cultos religiosos em todos os cárceres de Cuba a partir deste mês.

A medida estabelece "de forma oficial que a partir de setembro em todas as prisões cubanas, onde haja reclusos que o solicitem, seja possível celebrar missas e cultos religiosos", declarou o presidente do Conselho de Igrejas de Cuba (CIC), Miguel Hernández, à AP.

O Presidente da Conferência de Bispos Católicos Cubanos (COCC), Dom Dionisio García, disse desconhecer o anúncio mas manifestou que "era algo que se estava discutindo" e que "haviam dito à Igreja Católica que ia chegar" a autorização.

"Faz tempo que pedimos isso, porque as visitas às prisões eram individuais e queríamos estes encontros comunitários onde celebrar a fé", acrescentou Dom García, Arcebispo do Santiago de Cuba.

Segundo Hernández, a autorização foi anunciada à presidência do CIC em uma reunião na quinta-feira com a chefe do Escritório de Assuntos Religiosos do Partido Comunista, Caridad Diego, e responsáveis pela Direção de Penitenciárias do Ministério do Interior.

Depois da visita do Secretário de estado Vaticano a Cuba, Cardeal Tarcisio Bertone, em fevereiro de 2008, o governo permitiu pela primeira vez em 50 anos que se oficiassem missas em algumas prisões em 25 de dezembro passado e na Semana Santa.