O Arcebispo de Lima e Primado do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, assinalou que "estamo-nos contentando com mensagens muita fracas na preparação para a confirmação e o matrimônio", por isso pediu "dar conteúdos às pessoas" respondendo assim ao convite que o Papa Bento XVI faz na Caritas in Veritate.

Assim o indicou no primeiro dia do Encontro Latino-americano de Pastoral Social-Cáritas da América Latina e o Caribe, onde também ressaltou a "necessidade de melhorar a qualidade educativa por parte da Igreja", pois Ela "sempre contribuiu de uma maneira impressionante sua presença na educação"

Depois de considerar que "hoje honestamente estamos muito fracos como proposta educativa nesse projeto humanista integral", o Cardeal disse que "estamo-nos contentando com mensagens muita fracas na preparação para a confirmação e o sacramento do matrimônio. Muito entusiasmo, muito compartilhar, mas deve-se lhe dar conteúdos às pessoas, é um convite que o Papa faz de uma maneira muito direta e forte".

Coerência de vida

Por outro lado, ao referir-se à coerência de fé e vida nos batizados, o Cardeal assinalou que "quem exclui a Deus de sua vida, só pode terminar pelo caminho equivocado"; por isso invocou a "o que se veja cristo por seu modo de pensar e de ser!"

"Temos sólidos conteúdos e profundos (O Compêndio do Catecismo e o Compêndio da Doutrina Social), mas que não se podem converter apenas em mensagem. Só serão recebidos e produzirão essa mudança de santidade, justiça, serenidade e paz, se é que o interessado tem a experiência pessoal em Cristo".

O Cardeal Cipriani indicou também o influxo deste mundo "materialista, oposto aos valores espirituais gratuitos outorgados Por Deus"; por isso recordou que "a lei dos valores espirituais é oposta a dos valores materiais", e lamentou que tratemos os bens do espírito "com a mesma colocação que o dos materiais" pois "aí surge o egoísmo, o abuso e a injustiça".

"No ambiente sobressaem umas normas ditadas por uma colocação materialista das pessoas. Estamos feitos para ser recebidos e para dar-nos, e nos realizamos como pessoas quanto mais nos entregamos", culminou.