Em sua homilia da Missa que celebrou esta manhã na Basílica de São Pedro, o Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, pediu aos bispos presentes "ser Santos para contagiar com o amor de Cristo a todos os que nos são confiados".

Depois de assinalar que na próxima segunda-feira o Papa Bento XVI receberá aos bispos ordenados no último ano que se encontram em Roma para participar de um congresso que organiza por estas datas, anualmente a Congregação para os Bispos, o Cardeal reiterou as características indicadas pelo Santo Padre para os prelados: fidelidade, prudência e bondade.

"A Igreja não é nossa Igreja mas é a Igreja de Deus e devemos prestar contas de como administramos o que nos é confiado", disse e acrescentou que a fidelidade a Jesus Cristo não deve seguir modas e que a responsabilidade consiste "em trabalhar para a comunidade e não para nós mesmos".

Ao falar da segunda característica, o Cardeal Bertone disse que "a prudência diz o Santo Padre exige a razão humilde, disciplinada e vigilante que não se deixa deslumbrar pelos preconceitos; não julga segundo os desejos e as paixões, mas sim busca a verdade".

Seguidamente afirmou que ser bom consiste em "cultivar uma profunda orientação interior para Deus" e expressou que seu "desejo para seu Episcopado é o de ser Santos como foi o santo CuraD’Ars. Quer dizer, vivendo nosso ministério segundo o Coração de Cristo e o coração materno da Maria".

"O povo cristão tem necessidade de ver testemunhas acreditáveis e de ser guiado por pastores Santos". "Seja este o programa de cada um de nós: ser Santos para contagiar com o amor de Cristo a todos os que nos são confiados a nossa responsabilidade de pastores do Povo de Deus", concluiu.