A poucos dias de sua visita a República Tcheca, o Prior do Carmelo do Menino Jesus de Praga, Pe. Petr Sleich, deu a conhecer que o Papa Bento XVI coroará esta imagem também conhecida como o Divino Menino, no próximo 26 de setembro como o primeiro de seus atos neste país europeu.

Em diálogo com a organização internacional católica Ajuda à Igreja Necessitada (AIN) o sacerdote explicou que a imagem do Divino Menino, venerada em muitos países do mundo, faz que as pessoas tenham a possibilidade de ter a Cristo de maneira visível e permitir assim um "encontro autêntico com Ele".

"Quando, em nosso santuário, as pessoas têm ante si a Deus representado como menino, não sentem medo; ao contrário, porque como tal ele reclama nosso amor, nosso coração, nossas mãos e nossa ajuda", comenta o Prior.

O Pequeno Príncipe e o Divino Menino

Ao explicar a imagem do Divino Menino que aparece representado como rei, o sacerdote afirma que "às vezes digo, meio de brincadeira, que ao Menino Jesus lhe basta a mão esquerda para governar o universo inteiro. Mas, em realidade, não é uma brincadeira, mas é a verdade. Com a direita, o Menino Divino abençoa os homens"

O Divino Menino, assegura logo o Pe. Sleich, foi a inspiração do conhecido livro "O Pequeno Príncipe" do francês Antoine de Saint-Exupéry quem estava muito familiarizado com esta venerada imagem.

"Seu livro se lê nos colégios por não ser uma obra religiosa, mas o certo é que o é em alto grau, pois se inspira diretamente no Menino Jesus de Praga. Um menino que vem do céu, que oferece sua amizade, morre e retorna às alturas… Jesus diria que retorna junto ao Pai, mas a fé de Saint-Exupéry não era suficientemente firme. As crianças que visitam menino Jesus de Praga entendem que o Menino Jesus não é uma estranha peculiaridade católica e compreendem sua mensagem", comenta.

Depois de assegurar que a presença do Divino Menino e dentro do pouco, do Papa Bento XVI na República Tcheca, é um estímulo para a evangelização em um país onde se estende o ateísmo, o Pe. Sleich conta que ele mesmo foi batizado aos 20 anos.

A história

A imagem do Menino Jesus de Praga ou do Divino Menino se venera atualmente na igreja de Santa Maria da Vitória do bairro Malá Strana em Praga e recebe anualmente um milhão de peregrinos procedentes de todo o mundo.

Diz-se que Santa Teresa de Ávila o deu de presente a uma nobre espanhola quem, à sua vez, o deu a sua filha como presente de bodas quando esta se casou em Praga. A imagem é venerada desde 1628 na igreja dos padres carmelitas. Na guerra dos Trinta Anos foi profanada por soldados protestantes da Saxônia, que lhe quebraram as mãos e a deixaram jogada sobre um montão de escombros atrás do altar. Os carmelitas foram expulsos do monastério.

Alguns anos mais tarde, o Padre Cirilo a Matre Dei, um carmelita de Luxemburgo que venerava profundamente ao Menino Jesus de Praga, voltou a encontrar a imagem. Diz a história que o Menino Jesus lhe pediu encarecidamente que lhe devolvesse as mãos, lhe prometendo: "quanto mais me honrarem, mais os abençoarei!".

A princípios do século XIX, os carmelitas tiveram que abandonar, uma vez mais, seu monastério, como resultado da secularização impulsionada pelo imperador José II e não puderam retornar ao bairro de Malá Strana até 1993, depois do desmoronamento do comunismo na Europa. Na atualidade, cinco sacerdotes carmelitas se encarregam do santuário.

Recentemente, o Arcebispo de Praga, Cardeal Miroslav Vlk, declarou a igreja que alberga o Menino Jesus de Praga como o segundo santuário da República Tcheca depois da Catedral de São Vito.