A Conferência do Episcopado Mexicano (CEM), com ocasião da passada jornada mundial da AIDS, expressou seu firme apoio a uma campanha de prevenção contra a epidemia, de uma vez que expressou sua solidariedade pelas pessoas portadoras do HIV/AIDS.

O Presidente da CEM, Dom. José Guadalupe Martin Rábago, explicou que a Igreja Católica também dá uma resposta coordenada com os planos globais para enfrentar esta doença.

Os governos, precisou, devem dedicar orçamentos suficientes para combater este mal, incrementar a educação escolar e extra escolar dos valores da vida, do amor e do sexo; eliminar toda forma de discriminação dos doentes de AIDS e apoiá-los espiritualmente.

O Prelado recordou que o Vaticano convocou a uma maior participação da sociedade na luta contra a AIDS e pediu aos países industrializados ajudar às nações que o necessitem, assim como erradicar a exploração sexual.

De igual forma, pronunciou-se por fazer acessível os medicamentos anti-retrovirais às pessoas que sofrem deste mal, pôr especial cuidado no tratamento dos portadores e no amparo dos órfãos da AIDS e atender aos grupos mais vulneráveis.

Além disso, como gesto de solidariedade, a Igreja no México respondeu a um chamado da Santa Sé para realizar uma coleta econômica para apoiar à igreja na República da África Central, onde aproximadamente 260 mil pessoas vivem com HIV/AIDS, quase 50 o por cento de sua população.

“Desejamos que esta coleta desperte em todos nós o desejo de nos informar sobre este mal, e o desejo de solidariedade com nossos irmãos e irmãs portadores deste vírus erradicando atitudes discriminatórias”, destacou o Prelado.

A coleta se canalizará através da Cáritas Mexicana que preside Dom. Sergio Obeso, quem, a sua vez dirige um processo de sensibilização na Igreja sobre o tema do HIV.

“Estamos convencidos de que a Igreja sempre foi chamada a evangelizar aos pobres e para ajudar aos mais necessitados, evidentemente aos que têm esta síndrome apoiaremos, pois é uma das comunidades mais necessitadas de ajuda”, explicou por sua vez, o Secretário Geral da CEM e Bispo de Texcoco, Dom. Carlos Aguiar Retes.

O Prelado assegurou além que com este chamado várias congregações religiosas têm aberto algum ramo de suas instituições ou inclusive, dedicado pessoal à ajuda de atenção a pessoas que padecem de AIDS e que estão muitas vezes expulsos de sua própria família.

No México, segundo cifras da Comissão Nacional do AIDS (Conasida), cerca de 170 mil pessoas são portadoras do vírus.